Lar Sâo Paulo Apóstolo Pindorama-SP

Visita Institucional dia 15/09 Lar São Paulo Apóstolo

Na data de hoje estivemos visitando a Comunidade Terapeutica São João Apostolo, em Pindorama-SP. Nossa primeira visita oficial de 2024 às OSC’s filiadas.

A história da comunidade terapêutica Lar São João Apóstolo começou em 2008 (data de sua fundação) quando Kátia (coordenadora da organização) fez um propósito com Deus de fazer pelos outros o que fizeram por ela.

Atualmente a Comunidade Terapêutica atende 27 homens acolhidos para tratamento da dependência química.

A comunidade conta com uma área verde ampla e espaço adequado para realização de atividades diversas e contato com a natureza, incluindo: plantio comunitário (horta), trabalhos manuais (revezamento), cozinha comunitária, alojamento, espaços para lazer e convívio, academia ao ar livre, biblioteca e momentos de prática religiosa, onde é exercida a fé e o compartilhamento de aprendizados em grupo.

As reformas do espaço são realizadas pelos próprios assistidos, que trabalham em conjunto para manter a comunidade sempre limpa e organizada. A comunidade sobrevive atualmente com doações de alimentos, cultivo de hortaliças, legumes e verduras, reciclagem e vendas de pizzas.

A organização não recebe verba pública, apenas parcerias com o setor privado. Kátia é considerada uma mãe que acolhe aqueles que chegam até ela precisando de tratamento. A organização não possui funcionários e os monitores são ex-assistidos.

O tempo de parmanência na instituição é de 9 meses, não cobra nada da família para internar, pede apenas a ajuda das famílias para que participem da venda de pizzas e demais campanhas da comunidade.

A organização é beneficiada pelas ações da ARCOS e acredita que a força das OSC’s deve continuar para o bem comum e da sociedade.

Confira nossa entrevista realizada no Youtube: